Amor e Cuba- libre

Resumo do livro Amor e Cuba-libre

O livro conta a história de Sérgio, que se muda para o interior de São Paulo, mais precisamente AMERICANA, e vive um dilema para se adaptar à nova escola. Logo quando entra, fica amigo de Jamanta,um cara que é enorme e parece durão, mas não gosta de se meter em brigas. O motivo da amizade: Sérgio passa cola da prova para Jamanta, que possui como uma de suas características a burrice.
            Logo depois acontece um episódio em que Sérgio se torna amigo de Quatrolho. Sendo Quatrolho (que ganhou esse apelido por usar óculos) um garoto que vivia pregando peças, ele pega um inseto que está voando na sala, prende um papelzinho em sua pata e o manda para frente,para atazanar as meninas. O professor, furioso, manda os quatro alunos do fundo para a diretora ( Que era super temida): Sérgio, Jamanta, Quatrolho e Orelha. Na diretoria, Orelha bota a culpa do acontecido nos outros três colegas e é chamado de dedo-duro. Sérgio, Jamanta e Quatrolho levam bilhete para a casa.
Jamanta tem um pai super Nervoso que vive bebendo. A mãe de Sérgio diz que eles são melhores e não aceita más atitudes do filho,pois puxa saco para o emprego do pai dele. Os únicos pais que são completamente zen são os de Quatrolho, pois eles permitem qualquer coisa que o filho faça. São até considerados culpados pelas atitudes do filho ,pelos outros três amigos (entra nessa história Bagulhão, que é chamado assim porque só pega bagulho.Ele é medroso e odeia brigas). Por esse motivo, o “clube” do grupo é estabelecido na casa de Quatrolho.
O livro é assim chamado, pois em todas as festas em que os amigos vão, eles tomam a bebida chamada de “cuba-libre”, que é feita a partir de Rum com coca-cola. (Daí surge a frase “ Mais cuba do que libre,por favor” que diz respeito a colocar mais rum do que coca).
Na maioria das festas em que vão, eles acabam dançando com garotas. Em uma das festas fora da cidade, onde uma certa gangue sempre arranjava briga, Bagulhão é obrigado a dançar com Luísa Dinossauro ( que tem muito bafo), para ganhar a confiança do chefe do bando,que é irmão da mencionada menina. Em uma das festas, por causa de uma menina que Quatrolho estava a fim e outro garoto também estava, houve uma grande briga entre os dois grupos. Em outra, Sérgio dança com a irmã de um garoto da gangue e acontece outra briga, quando Jamanta atira o líder do grupo na piscina. Eles são expulsos do baile e obrigados a voltar mais cedo para a casa. Vale Ressaltar que, em uma das festas de tanto tomarem Cuba-libre, não sobra dinheiro para a passagem de volta para a casa e eles acabam voltando embora a pé, atravessando canteiros alheios para cortar caminho.
Sérgio tem uma namorada, considerada a mais bonita da Cida, chamada Teresa, que é morena e tem lindos olhos verdes. Ela é muito apegada a ele e muito ciumenta, e por isso eles vivem brigando e fazendo as pazes no domingo seguinte. Sérgio, cansado de Teresa, sempre tenta terminar seu namoro com ela, mas acaba desistindo por ver o amor de seu rival Orelha por Teresa e querer provocar ciúmes nele.Em uma festa, Sérgio conhece Cybelle, que não cai em sua lábia e não liga para suas cantadas. Por causa disso, ele começa a amá-la e a pensar nela a todo instante, vivendo um dilema com Teresa.Em uma das últimas festas, Sérgio se mete em uma briga e Cybelle sai atrás dele, falando “Sérgio, espera!”. Depois disso, cada um se declara para o outro * e eles terminam casados.
 Quatrolho é apaixonado por Maria Gasolina, que recebeu este apelido por gostar só de meninos que têm carro. Ele não faz o tipo dela,e a turma tem que dar seu jeito para que ele a impressione. Sérgio é obrigado a dar sua calça de grife para o garoto bonito e burro, o qual estava enrolando Maria Gasolina,para que ele a ignore. Eles tiram os óculos de Quatrolho, trocam suas roupas e o ensinam a dirigir, com o carro de Sérgio. O problema é que ele não é muito bom para isso, e eles têm que arranjar um jeito de apertar os freios e o acelerador e manusear a embreagem. Quatrolho não enxerga nada bem sem seus óculos “ fundo de garrafa”. Em certo dia, quando Maria Gasolina está na janela, Quatrolho passa na frente da casa e aperta a buzina. Maria Gasolina fica impressionada e Quatrolho vai à casa dela, ligando antes. O problema é que o irmão de Maria Gasolina é muito fresco e acaba gerando problemas para Quatrolho. Em certa festa, Quatrolho que está sem óculos e não pode enxergar, tira Maria Gasolina para dançar e acaba derrubando a garota e desgraçando a situação toda.
O final do livro é interessante, pois Quatrolho muda de cidade e ninguém mais o vê. Sérgio se casa com Cybelle. Bagulhão se casa com Vânia Taturana e Jamanta não se casa*. Os três ainda são amigos e se encontram nos finais de semana para fazer churrasco, tomar cerveja e discutir suas lembranças da infância.







posted under |

1 comentários:

Anônimo disse...

Amei esta história

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
R. Almeida. Tecnologia do Blogger.

About

.

O blog foi criado para ajudar nos estudos,portanto, aproveite !

Faça críticas ou elogios àquilo que gostou ou acha que poderia melhorar!

  • Adicione a dona do blog clicando em contato !

Categorias ~

Shiny Snow Pointer

Wikipédia

Resultados da pesquisa

Labels

Popular ~

Dona

Minha foto
R. Almeida
“Foi dito que viria.Não se disse onde nem quando,mas que seria sobre o monte mais sombrio,sobre o raio mais fraco da estrela chamada sol.Vestiria um manto escuro,e no escuro viveria.E a luz,por sua vez,persuadiria seus olhos e queimaria sua pele.Seu ponto fraco.Tão fraco quanto a humanidade.”
Ver meu perfil completo

Arquivo ~

Followers


Recent Comments