Resumo de Geografia para o Provão


Formação Geológica e Geomorfológica dos continentes
A terra tem 4,5b de anos e ,até que atingisse a forma atual passou por diversas etapas com características diferentes.
Geocronologia:Ciência que estuda métodos para determinar a idade do planeta através do estudo das rochas ( tempo geológico)
1º tentativa de calcular o tempo do planeta foi através da salinidade marinha; a 2º,foi pela perda de calor da terra e a 3º foi através da espessura de areia.
Todos esses métodos não passavam de 100.000.000 de anos e não contribuíam para a aceitação da então nova teoria da origem de Charles Darwin,pois uma terra jovem não poderia ter mantido a longa estabilidade que Darwin julgou necessária para a evolução gradual da espécie e sua diversificação.
Descobrir a idade das rochas:
Método relativo:Observa-se a relação temporal das camadas geológicas pelo estudo de fósseis,onde se conhece o tempo de existência dos mesmos e indica-se a idade geológica da camada onde foi encontrado.
Método absoluto:Utiliza-se princípios físicos da radioatividade e fornece a idade exata da rocha.


Eras e períodos
Azoica: (A-não/Zoica-vida) 4,5b de anos
Não é um período geológico.Não existem rochas tão velhas na terra.Houve a solidificação da Crosta e a formação da terra a partir de gases e partículas que orbitavam o sol.

Pré-cambriana:
Era mais antiga,onde houve o surgimento das rochas.Dividida em 2 partes:
Arqueozoico 3,8b de anos:Houve 70% da formação da Crosta,surgiram as primeiras rochas e os primeiros organismos vivos anaeróbicos (que não utilizavam oxigênio).
Proterozoico 2,5b de anos:Surgimento de minerais metálicos,seres vivos aeróbicos (oxigênio/0 e a formação continental se estabilizou.

Paleozoico:
Dividido em :
Cambriano/Ordoviciano/siluriano/devoniano/carbonífero/permiano.
544m de anos atrás:
Surgimento da Pangeia (supercontinente) e do oceano Tétis ou Pantalassa.Formação de rochas sedimentares e metamórficas.Surgiram os 1ºs peixes e répteis.Houve o soterramento de várias florestas dando formação as grandes jazidas de carvão mineral.

Mesozoico:
Dividido em Triássico,Jurássico e Cretáceo.
245m de anos
Surgiram aves e mamíferos,répteis gigantes (dinossauros),grandes florestas e rochas sedimentares e vulcânicas,além da separação da Pangeia em Laurásia e Gondwana.

Cenozoico:
Dividido em 2 períodos:
Terciário 65m de anos:Avanço das geleiras,surgimento da maior parte das ordens de répteis bem como o seu predomínio,extinção dos dinossauros,vegetação de campos e savanas e formação de bacias sedimentares.
Quaternário 1,8m de anos:Era do homem,estabilização do clima,glaciações recentes, domínio de mamíferos de grande porte e evolução do Homo Sapiens.

Deriva continental:
Por Alfred W,os continentes eram unidos num grande continente chamado Pangeia,que era formado por dois grandes blocos continentais (Laurásia e Gondwana).A separação dos continentes se deu por volta de 200m de anos atrás e as partes se moveram até os dias atuais e continuam se movendo.
Placa sul americana é a nossa placa e a placa de Nazca é a que colide com ela (deu origem a cordilheira dos Andes).A placa Africana ao colidir com a Sul Africana deu origem a Cordilheira Mesoatlantica.
·        Forças Endógenas são as forças internas e forças exógenas são externas.Ambas influenciam na transformação terrestre.
·        Movimento Convergente: Placas colidem ou fazem a subducção.Dá origem a cadeias montanhosas e vulcões.
·        Movimento divergentes:placas se afastam (formação de cadeias Mesoatlanticas)
·        Movimento transformante:Deslocamento lateral,no qual as placas se raspam.(falhas,terremotos e abalos sísmicos)

Geomorfologia:
Estudo das formas de relvo e sua evolução é provocada por agentes como o Soerguimento,intemperismo,erosão,transporte e deposição que se combinam.
O relevo interfere em práticas agrícolas.Em vales e planícies devem ser cultivadas plantas temporanas enquanto em encostas montanhosas,onde há maior erosão,devem ser cultivadas plantas permanentes,em curva de nível.
*Soergimento:Levantamento da Crosta,onde há a formação de cadeias montanhosas.
*Intemperismo: Transformação de uma rocha.
*Erosão:transporte de sedimentos de uma área pra outra.



posted under |

1 comentários:

Lucas Escalada disse...

Um Erro: A placa Africana ao colidir-se com a Sul-AMERICANA da origem a Cordilheira Mezoatlantica.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
R. Almeida. Tecnologia do Blogger.

About

.

O blog foi criado para ajudar nos estudos,portanto, aproveite !

Faça críticas ou elogios àquilo que gostou ou acha que poderia melhorar!

  • Adicione a dona do blog clicando em contato !

Categorias ~

Shiny Snow Pointer

Wikipédia

Resultados da pesquisa

Labels

Popular ~

Dona

Minha foto
R. Almeida
“Foi dito que viria.Não se disse onde nem quando,mas que seria sobre o monte mais sombrio,sobre o raio mais fraco da estrela chamada sol.Vestiria um manto escuro,e no escuro viveria.E a luz,por sua vez,persuadiria seus olhos e queimaria sua pele.Seu ponto fraco.Tão fraco quanto a humanidade.”
Ver meu perfil completo

Arquivo ~

Followers


Recent Comments